domingo, 8 de julho de 2012

EMOÇÕES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
A Dra.Candace Pert.do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Centro Médico da Universidade de Georgetown,em Wasshigton,sustenta que o mor e a intimidade afetam a saúde e a sobre vivência de uma pessoa,não porque a mente afeta o corpo, mas porque não há separação entre as duas coisas.Diz ela: "Chamo esse sistema de "corpomente", porque nele as emoções estão inextricavelmente ligadas á nossa fisiologia. A mente, as emoções,não estão apenas no cérebro.Não param no pescoço. "O que ela quer dizer é que cada celula precisa estar em comunicação para formar um centro integrado; e isso significa que as emoções afetam no nível das celulas.
A alegria de viver, diz a Dra.Pert, "é fortalecida quando temos relacionamentos íntimos e amorosos.Parte do nosso sistema imunológico,na verdade tem receptores que secretam peptídeos idênticos as moléculas da emoções.Asim nosso sistema imunológico reflete o esto em nossa mente, as nossas emoções.Se não tivermo em um lar integrado e saudável,protegidos e alimentados pelos relacionamentos que devemos ter,acho que o sistema imunológico fica desestruturado.Torna-se superativo e o resultado é a doença;ou se torna subativo,produzindo câncer".
Alguns estudos têm demonstrado que se infectarmos pessoas com o vírus da gripe,ficam gripadas aquelas que têm menor número de contatos sociais,comparados ás outras.
Portanto, as emoções e o sistema imunólogico têm relação muito intima.Por isso,muitas infecções podem ser adquiridas ou vencidas,dependendo d eficácia da ação do nosso sistema de defesa, o qual depende bastante do nosso sistema emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário